logo RCN
JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS

Retalhos da História

  • Jornal do Floresta - Konrad Käsemodel – foi empresário no bairro Floresta, presidente da Ajao – Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas e vereador (1963/1966)

Da redação Ary Silveira de Souza - 6/2/2023 - 16h22min - Konrad Käsemodel nasceu no dia 5 de maio de 1926 em São Bento do Sul, filho de Hans Käsemodel e de Irma Hagemann Käsemodel. Em julho de 2000, foi entrevistado pelo Jornal do Floresta e seu relato publicado na edição nº 21, mês de julho de 2000 no espaço denominado “Floresta sua História e sua Gente”.

Ele conta que morava em São Bento e que em 1950 chegou ao bairro com sua família. No mesmo ano casou com Edeltraudh e foram morar na rua Olaria, onde no dia 27 de maio de 2000 comemoraram bodas de ouro.

“Em 1935 meu pai ingressou como sócio das Indústrias Reunidas Conrad Kühne, a empresa possuía três unidades industriais; uma olaria na rua do mesmo nome, um curtume na rua Guanabara e uma fábrica de tanino nas margens do rio Bupeva. Tanino era usado para curtir couro e vendido na época para mercados no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O produto se apresentava em forma de melado e transportado acondicionado em barricas de madeira e transportado por vias fluvial e marítima. A empresa possuía uma frota de lanchas para colher folhas de mangue que eram transformadas em tanino.

Atividade empresarial: Durante quase 50 anos exerci atividades  na olaria, uma indústria de telhas, tijolos e refratários que começou a funcionar na rua Olaria, por volta de 1908 e que a partir de 1945 passou e pertencer ao meu pai quando ele se retirou da sociedade. A olaria funcionou até 1997.

Sociedade Floresta: Acompanhei a vida da Sociedade desde seu início quando as reuniões eram realizadas no Círculo Operário na rua Inácio Bastos esquina com a rua São Paulo. Participei da diretoria na gestão do presidente Antônio Elíseo.

Infraestrutura: Foi durante o governo do prefeito Baltasar Buschle (1958-1961) que nosso bairro recebeu a rede de abastecimento de água. Lembro que meu pai comprou 500 metros de canos de uma polegada para fazer a ligação até a nossa propriedade, mas não precisou usar, a Prefeitura forneceu os canos e executou todo o serviço. Quando chegamos ao bairro não existam vias pavimentadas e a rua Santa Catarina, por onde passava todo o tráfego entre Curitiba e Florianópolis recebia manutenção do DER – Departamento Estadual e Estadas de Rodagem. A rua Santa Catarina, a partir da Estação Ferroviária, tinha valas laterais abertas em toda a extensão.

Política:  Eleito com 574 votos, vereador de 1963 a 1966, quando as sessões da Câmara Municipal eram realizadas no pavimento superior da sede da Prefeitura que ficava na rua Padre Carlos, esquina com a travessa São José. Eram 11 vereadores que não recebiam remuneração alguma. Quando ocorreu o movimento de 1964, coma chegada dos militares ao poder prossegui atuando na Câmara e sem emitir opinião sobre o movimento que depôs o presidente João Goulart. Quando terminou o meu mandato resolvi não concorrer à reeleição ou disputar outros cargos eletivos. Continuei filado à Arena – Aliança Renovadora Nacional – mas sem concorrer a cargos. Na época, o bairro Floresta tinha dois representantes na Câmara Municipal, eu e o Édio Fernandes”.

Konrad Käsemodel cita nomes de vereadores e suplentes que passaram pela Câmara Municipal no período de 1963 a 1966 (5ª legislatura) e suas respectivas votações; Representantes da UDN –União Democrática Nacional:  Nilson Wilson Bender (3.476 votos), Guilherme Züege ( 1.149 votos),  Heinz Schulz (881 votos),  Willy Schossland (512 votos), Curt Alvino Monich (753), Konrad Kaesemodel (558 votos), João A. Santana (381 votos), Jamel Dippe (318), Pedro Moreira Cabral (269). Representantes do PSD – Partido Social Democrático: Reinaldo Gomes de França (441votos), Édio Fernandes (345), Jacinto de Miranda Coutinho (328 votos). Representantes do PTB - Partido Trabalhista Brasileiro: Vilmar Antônio Cordova (1.245 votos), Caetano Évora da Silveira Júnior (831 votos), Idarli Silveira (373 votos). Representantes do PRP – Partido de Representação Popular: Eugênio Brüske (989 votos), Raulino Roskamp (790 votos), Norberto Simm (390 votos).

Konrad Käsemodel foi empresário no bairro Floresta; foi um dos mais importantes orquidófilos da Ajao - Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas – presidiu a agremiação por 13 anos em períodos alternados, e vereador no período 1963-1966. Morreu em 7 de julho de 2010, aos 84 anos. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal de Joinville.

Fonte e foto: Jornal do Floresta – edição maio/2000 e secretaria da Ajao.           

Programa para zerar fila de cirurgias eletivas deve beneficiar 225 mil catarinenses Anterior

Programa para zerar fila de cirurgias eletivas deve beneficiar 225 mil catarinenses

Terremotos na Turquia e na Síria deixam mais de 3,6 mil mortos Próximo

Terremotos na Turquia e na Síria deixam mais de 3,6 mil mortos

Deixe seu comentário